As múltiplas faces do ser humano

January 5, 2019

 

O ser humano é muito complexo...

Existe em cada um muitas saliências e reentrâncias... Quando sou solicitada por alguém para ajudá-lo a detectar suas necessidades, um verdadeiro leque de possibilidades se abre, e aos poucos, com muita conversa e tranquilidade, vou pesquisando, aconselhando e tentando mostrar as várias opções que se descortinam.

Nesta semana ocorreu um fato que me fez estar aqui, escrevendo, para alertar.

Atendi uma cliente que trazia como queixa principal a fraqueza, o desânimo, uma falta de vontade e de energia para estar colocando em prática aquilo que gostaria.

Como terapeuta holística, meu primeiro olhar incide sobre a parte energética.

Iniciei perguntando se andava descalça?

Pois (por mais que nos esqueçamos) somos criaturas que necessitam do contato com a terra, precisamos da energia telúrica que penetra pela planta de nossos pés e nos energiza... Deus não nos criou de sapatos!!! Precisamos desse contato, desse tipo de troca energética, caso contrário, começamos a dar “choque” por acúmulo de energia estática que não descarregamos no solo.

Como cidadãos das grandes cidades, muitas vezes nos esquecemos que precisamos ter o contato com a Mãe-terra de forma tátil....trocando com ela as energias.

Seguindo na conversa, detectamos uma falta de auto-estima acentuada, um grande medo e insegurança em tornar-se independente...

Todos esse fatores acentuavam o desânimo para ousar...

Acrescente o quadro de um acúmulo de deveres para com todos os familiares...maridos, filhos, netos, mãe...e numa fila referencial, o seu lugar era de último colocada.

Sempre pronta para ouvir os problemas de todos, comportava-se como uma excelente “doadora” energética!!

Tão boa que doava até a energia que já não tinha para si...

 

Quando perguntei sobre lazer, diversão...não obtive resposta... esses itens não existiam a muito tempo.

 

Daí perguntei-lhe: Qual a vantagem que o corpo terá quando melhorar?

O que (ele , o corpo) você ganhará com isso? Resposta: ........ (silêncio constrangedor) ...

 

Acrescentei - "respondendo": - Mais deveres e responsabilidades.

O corpo fala, e nesse diálogo silencioso ele prefere enfraquecer para não acumular mais deveres, obrigações e sobrecargas!!!

 

Continuando...

Analisei o aspecto metabólico, detectei sintomas de falta de açúcar, que ocasionavam queda de energia, cansaço e letargia.

Expliquei, então, que o corpo necessita de energia para realizar suas atividades e quando passamos muito tempo sem nos alimentarmos a taxa de glicose do sangue diminui (hipoglicemia), sentimos sonolência, perda de energia, fraqueza e temos que nos aquietar. É uma forma do organismo se preservar...

Como o abastecimento de energia através da ingestão de alimentos energéticos, (entenda como carboidratos) não é constante nem regular, em um dado momento esse metabolismo diminui drasticamente o seu ritmo para poupar energia com a intenção de sobrevivência!

E então...BINGO!!!

A cliente relatou que havia deixado de consumir açúcar e carboidratos!!!! (Pois dizia que comia muito doce).

 

Estava aí uma das causas de sua Falta de Energia!!!

Ela não supria seu corpo com os alimentos que tem como característica fornecer ENERGIA!!!

Faltava o combustível energético da alimentação – os açúcares!!

 

A Falta de sonhos e prazeres, também ocasionavam essa "letargia", pois não havia um propósito forte o suficiente para lhe dar ânimo e vivacidade...

 

Expliquei que o comportamento que mantinha também lhe trazia “vantagens” mesmo que isso não fosse consciente...sempre enfraquecida ... débil ... causava preocupação aos filhos e assim chamava atenção para si.

 

Não foi necessário indicar suplementação de minerais, ou outras terapias.

 

Simplesmente ressaltei a necessidade de uma boa alimentação equilibrada e variada, Mudança de atitude comportamental para ter firmeza para impor limites e não acolher os problemas de todos como se fossem os seus, E como lição de casa reencontrar seus sonhos e arregaçar as mangas para colocá-los em prática.

 

Quis relatar tudo isso, pois acredito que servirá como espelho para muitos leitores.

 

Somos um aglomerado de sentimentos conscientes e inconscientes que materializam no corpo suas conquistas e fracassos...

Somente nos entendendo e enfrentando nossas sombras mais escondidas poderemos nos enxergar por inteiro e sermos Felizes...e consequentemente saudáveis.

 

com carinho,

 

Mirhyam

 

PS: em caso de necessidade, ou curiosidade, estou à disposição para uma Ouvidoria terapêutica!! Entre em contato. Vamos conversar!! 

Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Mais Recentes

November 2, 2019

June 6, 2019

Please reload

Pesquisar Tags
Siga
  • Facebook Reflection