top of page

A estação do Verão pela visão da Medicina Tradicional Chinesa


Nós fazemos parte da Natureza de uma forma tão intensa que nos esquecemos que o nosso metabolismo também está sujeito às mudanças climáticas que ocorrem durante o ano.
A mudança climática nos influenciam, e como estamos no Verão, descrevo algumas dicas de nos adequar ao clima para termos mais qualidade de vida nessa estação!!

O verão é evidentemente a época do ano em que o movimento ao externo alcança seu auge, pois o que foi iniciado na Primavera está pronto para se desenvolver, aparecer, tudo está crescendo e dando frutos.

É a estação mais yang do ano, o que propicia a exposição e a ação.

É a estação das atividades ao ar livre, das festas e do Carnaval (aqui no Brasil).

É a fase da comunicação entre as pessoas, o corpo deve transpirar e exalar seus potenciais.

As emoções estão leves e suaves.

O sentimento a ser cultivado é o de alegria.

Dicas:

· Reúna-se com amigos ao ar livre.

·Participe de festas.

·Tenha mais contato com a água (na praia, cachoeira ou piscina)

·Tome banho de manhã e de noite.

O entusiasmo do ser caracteriza a energia da época.

A falta de entusiasmo é a falta de força para exteriorizar, neste caso o temos a evidente carência do elemento fogo!

Quando a pessoa bloqueia as suas alegrias no verão, deixando prevalecer a falta de comunicação espontânea nas suas atitudes, ela está se nutrindo insuficientemente da energia Interpessoal.

Em contrapartida, o extremo do entusiasmo, o extravasamento desregulado da emotividade e/ou da sexualidade é o excesso da energia ativa yang, causando desgaste e distanciamento da natureza das coisas (EUFORIA).

O órgão físico que gera esse grande movimento no corpo é o coração, distribuindo o sangue, com a colaboração do Intestino Delgado, que distribui os líquidos, transformando-os em energia para todo o corpo.

No Verão, o Coração e o Intestino Delgado estão mais sensíveis, devemos dar margem ao nosso movimento corporal e afetivo para nos sentirmos aptos dentro dos nossos limites.

O QUE DEVEMOS COMER NO VERÃO:

-Frutas- Estação em que se deve comer frutas cheias de líquido como melancia, melão, abacaxi, nectarina, pêssego, ameixa fresca, uvas, e beber água de coco.

Abacaxi é altamente recomendado por ser refrescante, diurético e rico em potássio. Seu suco batido com água e hortelã fresca alivia o calor, as dores de cabeça de verão e a tensão pré-menstrual.

-Proteínas animais -carnes brancas de aves e de peixes.

-Cereais e leguminosas - arroz (branco ou integral), milho, aveia, trigo, pão integral, soja, tofu, lentilha, grão-de-bico, feijão-fradinho.

-Raízes e tubérculos -aipim, inhame, batatas (todos os tipos), cenoura crua, beterraba ralada.

-Hortaliças -alface, agrião, aipo, acelga, aspargos, bertalha, brócolis, berinjela, broto de feijão, broto de alfafa, broto de bambu, champignon, chicória, couve, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, palmito, quiabo, rúcula, repolho, tomate, vagem

-Temperos -limão, vinagre, azeite extravirgem, salsa, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, sálvia, orégano, alho-poró, mostarda, shoyo, iogurte batido com sal e hortelã,

-Chás -hortelã, casca de abacaxi com hortelã, maçã, dente-de-leão, abacateiro.

Os alimentos indicados para o verão fazem parte da dieta para abaixar o colesterol, promover a limpeza das artérias e exercer ação antioxidante.

-Evitar- carne bovina, carne de porco, bacon, carneiro, miúdos, frituras, gorduras, creme de leite, chocolate.

Olhando por essa ótica os alimentos mais indicados são os que a Natureza nos brinda em cada época do ano: o que nos refresca são os alimentos frescos como abacaxi, chuchu, alface, acelga, melão, melancia, , laranja, limão, pêra, tangerina, espinafre, maçã, berinjela, chicória, agrião, abóbora, e todas as frutas, legumes e verduras de época, chá de hortelã. As frituras e gorduras devem ser evitadas, assim como alimentos quentes como canela, cravo, gengibre, chocolate, pimentas.
Os líquidos devem ser ingeridos FRESCOS e não gelados!!

Para estarmos em equilíbrio nessa época, não devemos trabalhar demais, devemos deixar um tempo para relaxarmos, estarmos em locais frescos e arejados, mantermos um estado de calma interior.

Na Medicina Tradicional Chinesa essa estação está associada ao elemento Fogo, assinalando que a energia Yang está no seu ápice o que faz com que aumente a necessidade de expandir e exteriorizar os sentimentos!

Estamos mais sociáveis, mais alegres...Sentimos mais compaixão, mais amor, estamos mais abertos e generosos.

Acordamos mais cedo e vamos nos recolher mais tarde.

O exercício ideal é ao ar livre – caminhar antes das 9:00 ou depois das 17:00 é o ideal!!

Nessa prática nos exercitamos, espairecemos a mente e desfrutamos da aragem ao redor.

O elemento fogo na Medicina Tradicional Chinesa rege o coração, o intestino delgado, o aquecimento corporal (através do Triplo Aquecedor) e também a Circulação e a Sexualidade. (Nesta estação a energia sexual é mais ativa)

Se estivermos com a energia em desequilíbrio nessa estação, os sintomas aparecerão como: sudorese abundante, fadiga, ansiedade, inchaços, garganta e boca ressecada, constipação, hemorróidas, palpitação.( nessa época ocorre um aumento nos casos de complicações cardíacas, portanto: Cuidado!!)

No aspecto emocional poderemos apresentar depressão ou no outro extremo, euforia ou alegria em excesso.

Esgotamento, insônia e azia também são sintomas de desequilíbrio.

Nos adequando às estações, respeitando a própria Natureza em nosso corpo, estaremos seguindo o fluxo da vida de maneira natural e fácil.

Que essas poucas palavras possam auxiliar na sua melhor Qualidade de Vida!

Com carinho,

Mirhyam


Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Mais Recentes