A estação do Verão pela visão da Medicina Tradicional Chinesa

January 2, 2019

 
Nós fazemos parte da Natureza de uma forma tão intensa que nos esquecemos que o nosso metabolismo também está sujeito às mudanças climáticas que ocorrem durante o ano.
A mudança climática nos influenciam, e como estamos no Verão, descrevo algumas dicas de nos adequar ao clima para termos mais qualidade de vida nessa estação!!

O verão é evidentemente a época do ano em que o movimento ao externo alcança seu auge, pois o que foi iniciado na Primavera está pronto para se desenvolver, aparecer, tudo está crescendo e dando frutos.

É a estação mais yang do ano, o que propicia a exposição e a ação.

É a estação das atividades ao ar livre, das festas e do Carnaval (aqui no Brasil).

É a fase da comunicação entre as pessoas, o corpo deve transpirar e exalar seus potenciais.

 

As emoções estão leves e suaves.

O sentimento a ser cultivado é o de alegria.

 

Dicas:

 

· Reúna-se com amigos ao ar livre.

 

 ·Participe de festas.

 ·Tenha mais contato com a água (na praia, cachoeira ou piscina)

 ·Tome banho de manhã e de noite.

 

O entusiasmo do ser caracteriza a energia da época.

 

A falta de entusiasmo é a falta de força para exteriorizar, neste caso o temos a evidente carência do elemento fogo!

Quando a pessoa bloqueia as suas alegrias no verão, deixando prevalecer a falta de comunicação espontânea nas suas atitudes, ela está se nutrindo insuficientemente da energia Interpessoal.

 

Em contrapartida, o extremo do entusiasmo, o extravasamento desregulado da emotividade e/ou da sexualidade é o excesso da energia ativa yang, causando desgaste e distanciamento da natureza das coisas (EUFORIA).

 

O órgão físico que gera esse grande movimento no corpo é o coração, distribuindo o sangue, com a colaboração do Intestino Delgado, que distribui os líquidos, transformando-os em energia para todo o corpo.

No Verão, o Coração e o Intestino Delgado estão mais sensíveis, devemos dar margem ao nosso movimento corporal e afetivo para nos sentirmos aptos dentro dos nossos limites.

 

O QUE DEVEMOS COMER NO VERÃO:

 

-Frutas- Estação em que se deve comer frutas cheias de líquido como melancia, melão, abacaxi, nectarina, pêssego, ameixa fresca, uvas, e beber água de coco.

Abacaxi é altamente recomendado por ser refrescante, diurético e rico em potássio. Seu suco batido com água e hortelã fresca alivia o calor, as dores de cabeça de verão e a tensão pré-menstrual.

-Proteínas animais -carnes brancas de aves e de peixes.

-Cereais e leguminosas - arroz (branco ou integral), milho, aveia, trigo, pão integral, soja, tofu, lentilha, grão-de-bico, feijão-fradinho.

-Raízes e tubérculos -aipim, inhame, batatas (todos os tipos), cenoura crua, beterraba ralada.

-Hortaliças -alface, agrião, aipo, acelga, aspargos, bertalha, brócolis, berinjela, broto de feijão,   broto de alfafa, broto de bambu, champignon, chicória, couve, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, palmito, quiabo, rúcula, repolho, tomate, vagem

-Temperos -limão, vinagre, azeite extravirgem, salsa, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, sálvia, orégano, alho-poró, mostarda, shoyo, iogurte batido com sal e hortelã,

-Chás -hortelã, casca de abacaxi com hortelã, maçã, dente-de-leão, abacateiro.

 

Os alimentos indicados para o verão fazem parte da dieta para abaixar o colesterol, promover a limpeza das artérias e exercer ação antioxidante.

 

-Evitar- carne bovina, carne de porco, bacon, carneiro, miúdos, frituras, gorduras, creme de leite,     chocolate.

 

Olhando por essa ótica os alimentos mais indicados são os que a Natureza nos brinda em cada época do ano: o que nos refresca  são os alimentos frescos como abacaxi, chuchu, alface, acelga, melão, melancia, , laranja, limão, pêra, tangerina, espinafre, maçã, berinjela, chicória, agrião, abóbora, e todas as frutas, legumes e verduras de época, chá de hortelã. As frituras e gorduras devem ser evitadas, assim como alimentos quentes como canela, cravo, gengibre, chocolate, pimentas.
Os líquidos devem ser ingeridos FRESCOS e não gelados!!

Para  estarmos em equilíbrio nessa época,  não devemos trabalhar demais,  devemos deixar um tempo para relaxarmos, estarmos em locais frescos e arejados, mantermos um estado de calma interior.

Na Medicina Tradicional Chinesa essa estação está associada ao elemento Fogo, assinalando que a energia Yang está no seu ápice o que faz com que aumente a necessidade de expandir e exteriorizar os sentimentos!

Estamos mais sociáveis, mais alegres...Sentimos mais compaixão, mais amor, estamos mais abertos e generosos.

Acordamos mais cedo e vamos nos recolher mais tarde.

O exercício ideal é ao ar livre – caminhar antes das 9:00 ou depois das 17:00 é o ideal!!

Nessa prática nos exercitamos, espairecemos a mente e desfrutamos da aragem ao redor.

O elemento fogo na Medicina Tradicional Chinesa rege o coração, o intestino delgado, o aquecimento corporal (através do Triplo Aquecedor) e também a Circulação e a Sexualidade. (Nesta estação a energia sexual é mais ativa)

Se estivermos com a energia em desequilíbrio nessa estação, os sintomas aparecerão como: sudorese abundante, fadiga, ansiedade, inchaços,  garganta e boca ressecada, constipação, hemorróidas, palpitação.( nessa época ocorre um aumento nos casos de complicações cardíacas, portanto: Cuidado!!)

No aspecto emocional poderemos apresentar depressão ou no outro extremo, euforia ou alegria em excesso.

Esgotamento, insônia e azia também são sintomas de desequilíbrio.

Nos adequando às estações, respeitando a própria Natureza em nosso corpo, estaremos seguindo o fluxo da vida de maneira natural e fácil.

Que essas poucas palavras possam auxiliar na sua melhor Qualidade de Vida!

Com carinho,

Mirhyam

Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Mais Recentes

November 2, 2019

Please reload

Pesquisar Tags
Siga
  • Facebook Reflection
  • Twitter Reflection
  • Google+ Reflection